Você já fez Briefing do seu modelo de negócio? Saiba como estruturar de modo eficiente

11 dezembro



Briefing é uma expressão inglesa que significa resumo em português significa um
conjunto de informações que são coletadas em uma reunião para o desenvolvimento de
um projeto de modo sucinto, ou seja contendo apenas informações relevantes.


Com as informações em mãos, é elaborado uma documentação, contendo um roteiro de

ação, onde é feito um analise se o projeto é viável ou não, e se não for, de qual maneira
pode solucionar os problemas encontrados.

Agora que você entendeu qual é a definição vamos começar a elaborar o seu Briefing.
Ele serve tanto para aqueles que estão começando a fazer seu plano de negócio como para
aqueles que não tem clareza sobre seu negócio, que não sabe o porquê seu negócio não
está indo bem. Vou te dar ferramentas para você elaborar o seu Briefing.



1. Primeiro passo chamar seus sócios do negócio para reunião de Briefing. Distribua uma folha em branco para cada um e faça um análise sobre o negócio:

- Quais os problemas já existentes? De que maneira podem ser resolvidos?

- Quais os possíveis problemas futuros? De que maneira podem ser evitados?

Façam inúmeras pesquisas, busquem soluções.
Por exemplo: Pesquise sobre os seus concorrentes, e procurem entender como eles
trabalham, estude para entender seus clientes ou possíveis clientes o que eles
precisam, e qual é a melhor solução para o problema deles.








2. Depois de ter feito todo análise do negócio, vamos verificar se os clientes têm interesse
no seu negócio.

É muito importante verificar a viabilidade do negócio antes de sair prototipando, pois se você
já começar fazendo protótipo e não der certo, você terá prejuízos, ou seja, perda de tempo e
dinheiro.

- Faça formulários no Google e crie uma página sobre seu projeto no Launch Rock para
saber quem tem interesse na sua ideia, compartilhe com amigos, família e conhecidos,
e disponibilize em grupos nas redes sociais.







3.  Verifique como seus concorrentes trabalham

- Nas redes sociais como Facebook, verifique na página deles o que os clientes dizem 
sobre seus serviços, produtos e relacionamento com o cliente;

- Olhe no site Reclame Aqui, o que seus cliente estão reclamando deles e como eles
respondem e solucionam os problemas.
- Faça um levantamento dos features dos concorrentes.
- Faça um levantamento de seus features e desenvolva comparações entre seus
concorrentes e você.
- O que falta para seu cliente que seu concorrente não tem?


Podemos aprender muito com o que já existe no mercado e o que tem dado certo, e perceber o que podemos fazer diferente deles também.


É imprescindível sempre compreender muito bem os seus concorrentes e
respectivos serviços e/ou produtos, principalmente quando iniciamos um projeto.




Então Vamos lá!
Existe vários modelos de Briefing, e o nosso Briefing é para um projeto de negócio, para

aqueles que desejam iniciar o seu e para aqueles que já tem o seu negócio, porém se
sentem perdidos. Depois de todas essas informações, ideias e Insight, é hora de reunir tudo
e documentar.


Mas Michelle eu já fiz tudo, agora como eu tenho certeza se estou pensando nos pontos
principais do projeto antes de colocar ele para desenvolver?


Para saber se está tudo certo deve analisar os seguintes passos:
-Você já pensa ou já tem um modelo de negócios?
-Você anotou tudo o que deve saber e entender sobre seu negócio?


É vital seguir um modelo de negócios, pois desta maneira é possível esclarecer pontos que
por vezes cruciais para seu projeto dar certo, sem um modelo de negócios é muito difícil, se
não for impossível, saber quais os pontos que são primordiais e importantes para seu
negócio.

Sem o entendimento por meio de pesquisas, é bem provável se perder no que realmente
se espera de um negócio, e principalmente, se estamos abrangendo tudo que uma empresa
tanto pequena quanto grande, precisam para ter uma estrutura para funcionar e performar
da melhor maneira.

Com o modelo de negócios, as empresas conseguem criar valor para seus clientes e também
ter um método que as auxilia a estruturar diversos elementos chave que um negócio precisa
ter em vista.
Saiba mais sobre Business Model Canvas



Indicação de Livro sobre o assunto:

Há quem pense que a criatividade não possa ser formalizada, normalizada ou descrita. Este é um dos motivos pelos quais designers ainda hoje relutam em produzir um briefing antes de começar seus trabalhos, assim como as empresas acreditam que isto seja uma perda de tempo.
Contudo, um bom briefing pode poupar muito trabalho e evitar problemas burocráticos durante a criação. A estruturação de recursos e objetivos guia a criação não restringindo-a, mas fundamentando e potencializando os resultados obtidos.
De forma clara e concisa, o livro auxilia profissionais a entenderem a importância do briefing e como produzi-lo de maneira eficaz. Escrito baseado na experiência profissional do autor, é fácil identificar paralelos com o cotidiano das empresas e dos designers.
Para os estudantes, o livro é uma forma de familiarizá-los com o briefing, para que eles entrem no mercado de trabalho conscientes da importância desde planejamento prévio que, muitas vezes, é negligenciado nas escolas.
Fonte: Amazon
Um Grande abraço Empreendedor até a próxima!     

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