Devocional: Mulheres da Bíblia - A Rainha de Sabá

10 novembro



A Rainha de Sabá

De acordo com a Torá e o Velho Testamento, a rainha da terra de Sabá, cujo nome não é mencionado e muitos especialistas estudiosos ainda não conseguiram nada conclusivo a respeito do nome dela. Para o Rei Salomão, Rainha de Sabá , uma célebre soberana do antigo Reino de Sabá, reino mais poderoso da Arábia Feliz, relatos apontam que a rainha era muito rica e sabia e tinha fome de conhecimento, teria ouvido sobre a fama e grande sabedoria do rei Salomão de Israel e o que o Senhor tinha feito por ele, e viajou até ele, pois não acreditava que poderia existir alguém tão poderoso, sábio que um Deus tinha feito isso por ele. Então levou diversos presentes a Salomão, presentes de especiarias, ouro, pedras preciosas, e belas madeiras, pretendendo testá-lo com questões muito difíceis, como está registado no Primeiro Livro de Reis (10:1-13) e no Segundo Livro de Crônicas, 9:1-12), Assim, Salomão resolveu todas as questões que a rainha colocou para ele responder. 


A rainha ficou admirada pela grande sabedoria e riqueza do rei Salomão. Visto que a Rainha ficou maravilhada, Salomão também correspondeu com presentes e "tudo o que ela desejou", após o qual a rainha retornou ao seu país. 


Nas passagens bíblicas que se referem explicitamente à rainha de Sabá não há sinal de amor ou atração sexual entre ela e o rei Salomão. Os dois são descritos apenas como dois monarcas envolvidos em assuntos de estado


O que podemos aprender com a Rainha de Sabá?

Uma Mulher tão poderosa que o cargo dela se igualava ao dos Reis:


  • Não se sentia intimidada, foi ousada em procurar pelo Rei Salomão e testá-lo, 

Preparou sua comitiva e foi pessoalmente ver se aquilo que todos diziam a respeito do Senhor e de Salomão. Tem coisas que não devemos delegar, mas encarar e fazer, ter a sensibilidade de saber se algo é especial que nos deve a atenção. 


  • Teve coragem, pois mesmo sendo mulher, ainda era uma cultura diferente e um reino diferente, não deixou de buscar o que queria.

A vida aqui na terra é uma só, e Deus nos dá propósitos na vida, precisamos almejar viver o propósito de Deus. Se você se sente incompleta, mesmo com todos as coisas que você desejou, saiba que tem uma vida melhor algo a mais que você ainda não descobriu e somente Deus pode te dar.


  • Soube reconhecer a grandeza e a Soberania de Deus, não permitiu a arrogância e a soberba invadisse seu coração, mas foi e abriu seu coração, e permitiu viver uma experiência totalmente nova e incomparável.

Ela descobriu que mesmo sendo tão sábia, pois estudava com vários livros e mestres, nada se compara a sabedoria de Deus. Ela ficou impactada, e todos buscavam Salomão para ouvir a sabedoria que Deus tinha colocado no seu coração, e isto que Deus faz ninguém pode fazer, não tem livros, estudiosos, máquinas absolutamente nada que compare a Sabedoria que vem Deus, vale muito mais que qualquer pedra preciosa, qualquer riqueza deste mundo, mesmo se juntar toda a riqueza deste mundo será incapaz de comparar com a sabedoria divina 


Agora como você se sente? Sente que existe um vazio dentro de você, que mesmo que você faz aquilo que seu corpo e coração pede, este vazio está lá. Ninguém explica Deus, você precisa ter coragem, ousadia e um coração aberto, para que Deus possa agir e te preencher. Esta experiência você não pode delegar a ninguém, isto é somente você e Deus.

Vai lá! Fala para Deus as indagações de seu coração, tenho certeza que Ele te responderá e não deixará nenhuma pergunta sem resposta, e depois disso você ficará perplexa, assim como a Rainha de Sabá ficou.


Tenha ousadia e peça com Fé!


5. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

6. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.

Tiago 1:5,6



Graça e Paz e até mais, se assim Deus permitir.


Fiquem com Deus!


Referências Bíblicas: 

1 Reis 10:1-13 

1. E ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, acerca do nome do SENHOR, veio prová-lo com questões difíceis.

2. E chegou a Jerusalém com uma grande comitiva; com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas; e foi a Salomão, e disse-lhe tudo quanto tinha no seu coração.

3. E Salomão lhe deu resposta a todas as suas perguntas, nada houve que não lhe pudesse esclarecer.

4. Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara,

5. E a comida da sua mesa, e o assentar de seus servos, e o estar de seus criados, e as vestes deles, e os seus copeiros, e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, ficou fora de si.

6. E disse ao rei: Era verdade a palavra que ouvi na minha terra, dos teus feitos e da tua sabedoria.

7. E eu não cria naquelas palavras, até que vim e os meus olhos o viram; eis que não me disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi.

8. Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria!

9. Bendito seja o Senhor teu Deus, que teve agrado em ti, para te pôr no trono de Israel; porque o Senhor ama a Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei, para fazeres juízo e justiça.

10. E deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, e muitíssimas especiarias, e pedras preciosas; nunca veio especiaria em tanta abundância, como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.

11. Também as naus de Hirão, que de Ofir levavam ouro, traziam de Ofir muita madeira de almugue, e pedras preciosas.

12. E desta madeira de almugue fez o rei balaústres para a casa do Senhor, e para a casa do rei, como também harpas e alaúdes para os cantores; nunca veio tal madeira de almugue, nem se viu até o dia de hoje.

13. E o rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela desejou, tudo quanto pediu, além do que dera por sua generosidade; então voltou e partiu para a sua terra, ela e os seus servos.




Você pode gostar também

0 comentários