Devocional - Mulheres da Bíblia - A Samaritana

11 novembro



A Samaritana


7. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

8. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

9. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).

10. Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

11. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

12. És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

13. Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;

14. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

15. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.

16. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.

17. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;

18. Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.

19. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.

20. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.

21. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

22. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

23. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

25. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.

26. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.

27. E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?

28. Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:

29. Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?

30. Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.


João 4:7-30


Na Bíblia não relata o nome da mulher samaritana, porém ela fez a diferença na vida daquele povo samaritano, povo o qual tinham se perdido em meios as tradições pagãs e costumes pecaminosos, porém conheciam a história e sabiam que ia de vir um Salvador, o Messias.

Jesus se sentou junto a fonte de Jacó, então veio a mulher e Jesus a pediu água, ela se admirou pelo pedido, pois sabia que os judeus tinham rivalidade contra os samaritanos.

Jesus pediu água a mulher, mas foi Ele que saciou a sede dela e de seu povo.


A mulher samaritana tinha sede:


  • A mulher samaritana tinha sede moral, pois quando Jesus pergunta onde está seu marido ela não esconde a verdade e diz que não tinha marido, e o homem que ela estava não era seu marido. Jesus revela sua situação sentimental e amorosa, e conta seu passado, que já tinha se casado cinco vezes e não estava em um relacionamento sério.

Esta mulher não imaginaria que apenas um homem conseguiria preencher todo o vazio de seu coração e mudar completamente sua vida e sua história.


  • A mulher samaritana tinha sede de mudança, ela queria mudar sua situação, se sentia incompleta, não tinha direção. O que tinha dentro do coração dela era esperança no Cristo que salvaria ela e seu povo. Não imaginava que aquele Homem que a pedia água era o próprio. Quando Jesus revelou sua identidade ela foi correndo anunciar ao povo quem ela tinha conhecido.


  • A mulher samaritana tinha sede de ver seu povo lembrado por Deus, apesar das suas transgressões ela cria que o Cristo, o Salvador do mundo iria mudar aquela situação.

Assim que soube que Jesus era Cristo, foi correndo anunciar e chamar para o conhecer, deixou até seu cântaro onde pegava a água para beber, 


  • A mulher samaritana tinha sede de saber seu propósito de vida, assim que recebeu de Jesus a revelação que era o Cristo, não guardou só para si, pelo contrário, ela reconheceu que o seu propósito era anunciar ao povo que tinha acabado de conhecer o Cristo, o Salvador, e assim que o povo samaritano conheceu Jesus chegaram a até ela:


E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.


João 4:42


Olha que maravilhoso que esta mulher fez, ouviu que Jesus disse, e abriu seu coração. Dessa maneira foi capaz conhecer o Homem que tanto esperava. Aquele povo que antes desprezados, agora o próprio Deus os visitou, e esta mulher foi canal de benção para aquele povo. Ela se sentiu bem, completa, deixou sua vergonha e tristeza, foi cumprir seu propósito sem olhar para trás. 

Não permita que os rótulos que te deram, os julgamentos e as fofocas sobre você te impeça de cumprir o propósito de Deus. Ele te ama e quer te usar, o que importa é o que Deus sabe sobre você e o que Ele pode fazer através de você. Saiba, quando você realmente conhecer Jesus, e permitir ser transformada e usada por Ele, aqueles que antes te julgavam vão te declarar, que através de suas palavras conheceram Jesus, e suas vidas foram transformadas. Eles serão imensamente gratos a você, 

Permita Deus saciar sua sede, transformando dentro de você, antes um deserto, em um jardim com uma fonte do Espírito Santo que derrama a Palavra de Deus, para que todos que ouça a Verdade, creiam e não pereçam, mas tenham a vida eterna. 

Só depende de você crer e querer.

Viva o propósito de Deus!



Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


Mateus 6:33



Graça e Paz e até mais, se assim Deus permitir.


Fiquem com Deus!


Você pode gostar também

0 comentários